Destaque

ADCAP de olho no POSTALIS

Este blog reúne informações a respeito das ações da ADCAP para a proteção dos direitos dos associados relacionados a previdência privada.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Postalis - Moções de apoio de Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas

Histórico e Situação Atual

Inconformados com a situação calamitosa do nosso Fundo de Pensão – Postalis – após décadas de contribuição para uma aposentadoria mais tranquila e uma velhice mais amparada, e após todos os acontecimentos que culminaram com bilionários rombos, um grupo de empregados da ativa e aposentados da região de São José do Rio Preto entendeu que não bastava bradar essa indignação nas redes sociais. Então, em meados de 2018 realizaram uma primeira reunião com aproximadamente 15 participantes, onde houve um consenso sobre a necessidade de ações mais assertivas em prol do Postalis.

Como primeira ação, foi realizada uma reunião com aproximadamente 100 participantes, onde foram realizadas palestras por representantes da ADCAP e da UNACOBA, para nivelar conhecimento. Após, foram criados 02 grupos no whatsapp (BD POSTALIS e BD POSTALIS 2), visto que o primeiro lotou rapidamente, obrigando a criação de um segundo grupo para os interessados. A ideia era criar um canal de relacionamento sobre os assuntos afetos a POSTALIS, com regras rígidas para focar apenas em assuntos relativos a esse tema. Ainda, o grupo organizou em São José do Rio Preto, com o apoio da ADCAP SPI, uma das grandes manifestações nacionais, sendo uma das três cidades do interior paulista que participou desse evento, com aproximadamente 100 pessoas. Um grupo de três colegas aposentados do grupo conseguiu uma audiência com o Ministro Gilberto Kassab, da qual participou também o presidente da ECT, onde foi reforçada a nossa situação complicada e pedido apoio para a solução da questão do RTSA e do BNY Mellon, entre outras, sendo informado que o governo faria tudo para não implantar de imediato um novo modelo de plano CD ou um novo equacionamento, sendo aguardado o próximo governo para decisões mais importantes a respeito.

As ações do grupo prosseguiram e foi lançada a ação para aprovação de moção da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, a maior cidade do noroeste paulista, com o apoio do presidente da Câmara e outros vereadores, com aprovação unânime e encaminhamento de cópias da moção para diversas autoridades em Brasília, entre as quais o Presidente da República, Ministros, Previc, Senado e Câmara Federal. Após essa primeira moção, seguiram-se muitas outras, com o apoio dos colegas dos grupos do whatsapp e colegas das cidades da região. O sucesso da ação foi tanto que se fez necessário convidar mais colegas de outras regiões do estado de São Paulo, os quais, motivados, se engajaram nessa luta e atuam como lideranças regionais, conseguindo atuar em mais cidades do interior. Foi criado um novo grupo no whatsapp, chamado COORDENAÇÃO Postalis, para troca de mensagens, elaboração de estratégias e divulgação das vitórias, bem como um grupo no facebook que já está com aproximadamente 1.200 colegas, da ativa e aposentados, de todo o país, onde são disseminadas as aprovações nas inúmeras Câmaras Municipais e outros assuntos da nossa luta. Já temos quase 110 moções aprovadas, sendo mais de 100 apenas no interior paulista. Mais do que resultados imediatos, entendemos que essa ação tem como escopo principal a união em prol de um trabalho efetivo em defesa dos nossos direitos no Postalis, incentivar os colegas a ações efetivas, sensibilizar a classe política, começando dos vereadores, sobre a nossa situação. E a ADCAP SPM conseguiu também a aprovação da moção na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, fato também marcante.

Entendemos ser uma ação simples, que, junto com diversas outras que vêm sendo empreendidas pela ADCAP e por outros colegas, ajudam muito nessa luta em prol do Postalis. Contamos que outras regiões do país se juntem a essa ação das moções do grupo de Rio Preto e do interior paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário